O Governo do Paraná pretende tocar os projetos da ponte de Guaratuba e da BR-101 em conjunto. A intenção é fazer uma ponte para atender apenas o tráfego de veranistas e o movimento entre Guaratuba e Matinhos. O trânsito pesado iria para a futura BR-101.
Uma das preocupações dos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é que “não basta apenas construir a ponte”, segundo informa a Secretaria de Infraestrutura e Logística. “Estudos preliminares apontam que a ponte pode transferir o tráfego de veículos pesados para o centro de Guaratuba, deteriorando o trânsito da cidade”, informou a secretaria.
"Esta é uma preocupação do Governo, que entende que há necessidade de outras vias e também desvios, que permitam o translado dos turistas, sem que se perca a qualidade das cidades litorâneas", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ao Correio do Litoral.com nesta quinta-feira (31), à tarde.
O DER já iniciou os estudos básicos sobre a Ponte de Guaratuba, que devem estar prontos no primeiro semestre. Até o final do ano pretende lançar o edital para contratar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da obra. No momento, os técnicos estão fazendo um levantamento técnico para elaborar os termos de referência do edital.
Uma das preocupações dos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é que “não basta apenas construir a ponte”, segundo informa a Secretaria de Infraestrutura e Logística. “Estudos preliminares apontam que a ponte pode transferir o tráfego de veículos pesados para o centro de Guaratuba, deteriorando o trânsito da cidade”, informou a secretaria.
"Esta é uma preocupação do Governo, que entende que há necessidade de outras vias e também desvios, que permitam o translado dos turistas, sem que se perca a qualidade das cidades litorâneas", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ao Correio do Litoral.com nesta quinta-feira (31), à tarde.
O DER já iniciou os estudos básicos sobre a Ponte de Guaratuba, que devem estar prontos no primeiro semestre. Até o final do ano pretende lançar o edital para contratar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da obra. No momento, os técnicos estão fazendo um levantamento técnico para elaborar os termos de referência do edital.
BR-101 e acesso a Guaratuba
Os estudos sobre a BR-101 estão bem mais adiantados que os da ponte. Em fevereiro, o governo deve lançar o edital da contratação do EVTEA da obra.
Um dos traçados em estudo prevê um novo acesso ao centro de Guaratuba, o que fará da rodovia mais uma alternativa para turistas e moradores. O principal objetivo da obra e movimentar produtos e mercadorias no litoral e fazer uma nova ligação entre São paulo e Santa Catarina. A BR-10 corta o litoral do Brasil de norte a sul e só é interrompida no sul de São Paulo e no território paranaense. Ela chega até a divisa de Garuva e Guaratuba, onde se encontra com a BR-376 no Paraná.
“O Governo do Estado está trabalhando para que a União construa a BR-101. Por isto, vai pagar o estudo de viabilidade e doar ao governo federal, para tornar realidade esta rodovia, que cruza todo o litoral brasileiro, menos o Paraná, onde ela é interrompida”, disse José Richa Filho.
O estudo vai definir o melhor traçado da rodovia, saindo da BR 116 em São Paulo até chegar a 101 em Santa Catarina. A intenção do Governo do Paraná é aproveitar rodovias estaduais, como as PR-340 e PR 508, e trechos da BR 277, formando um grande corredor viário, que passaria por trás da baía de Guaratuba, cruzando também Matinhos, Paranaguá e Antonina.
A previsão é que até outubro deste ano o Estado tenha concluído o estudo e possa dar ao governo federal o melhor traçado da rodovia, permitindo assim a elaboração do projeto executivo e também a licitação da obra. O valor total da rodovia será estabelecido neste estudo.
Ponte de caminhões X Turismo
O projeto atual da ponte é bem diferente do projeto do governo Pessuti, no qual a ponte deveria suportar grande tráfego. Com túneis, duplicação da PR-412 e abertura de novos trechos, a obra deveria custar em torno de R$ 500 milhões. O projeto atual não tem custo estimado, mas fontes do governo informam que varia em torno de R$ 80 milhões.
Em dezembro de 2010, o então governador Orlando Pessuti lançou cinco editais da Rodovia Interportos para EVTEAs da chamada Rodovia Interportos. A licitação acabou sendo embargada na Justiça Federal a pedido da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).
PR-407 – O Governo do Paraná também elabora estudos de diversas obras de infraestrutura no litoral, entre elas a construção da terceira pista PR-407 que liga Pontal do Paraná à Paranaguá e à BR-277.
Os estudos sobre a BR-101 estão bem mais adiantados que os da ponte. Em fevereiro, o governo deve lançar o edital da contratação do EVTEA da obra.
Um dos traçados em estudo prevê um novo acesso ao centro de Guaratuba, o que fará da rodovia mais uma alternativa para turistas e moradores. O principal objetivo da obra e movimentar produtos e mercadorias no litoral e fazer uma nova ligação entre São paulo e Santa Catarina. A BR-10 corta o litoral do Brasil de norte a sul e só é interrompida no sul de São Paulo e no território paranaense. Ela chega até a divisa de Garuva e Guaratuba, onde se encontra com a BR-376 no Paraná.
“O Governo do Estado está trabalhando para que a União construa a BR-101. Por isto, vai pagar o estudo de viabilidade e doar ao governo federal, para tornar realidade esta rodovia, que cruza todo o litoral brasileiro, menos o Paraná, onde ela é interrompida”, disse José Richa Filho.
O estudo vai definir o melhor traçado da rodovia, saindo da BR 116 em São Paulo até chegar a 101 em Santa Catarina. A intenção do Governo do Paraná é aproveitar rodovias estaduais, como as PR-340 e PR 508, e trechos da BR 277, formando um grande corredor viário, que passaria por trás da baía de Guaratuba, cruzando também Matinhos, Paranaguá e Antonina.
A previsão é que até outubro deste ano o Estado tenha concluído o estudo e possa dar ao governo federal o melhor traçado da rodovia, permitindo assim a elaboração do projeto executivo e também a licitação da obra. O valor total da rodovia será estabelecido neste estudo.
Ponte de caminhões X Turismo
O projeto atual da ponte é bem diferente do projeto do governo Pessuti, no qual a ponte deveria suportar grande tráfego. Com túneis, duplicação da PR-412 e abertura de novos trechos, a obra deveria custar em torno de R$ 500 milhões. O projeto atual não tem custo estimado, mas fontes do governo informam que varia em torno de R$ 80 milhões.
Em dezembro de 2010, o então governador Orlando Pessuti lançou cinco editais da Rodovia Interportos para EVTEAs da chamada Rodovia Interportos. A licitação acabou sendo embargada na Justiça Federal a pedido da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).
PR-407 – O Governo do Paraná também elabora estudos de diversas obras de infraestrutura no litoral, entre elas a construção da terceira pista PR-407 que liga Pontal do Paraná à Paranaguá e à BR-277.
Fonte: Correio do Litoral , http://www.guaratuba10.com.br/noticias/ , http://www.correioatlantico.com/site/ , http://orleyantunes.blogspot.com.br/2011/07/anonimo-disse.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário